Blogue

Entre casa e o hospital, a ver crescer os meus três filhos…

Abcesso perianal: sinais de alarme na mudança da fralda

Ao rever os temas médicos já abordados aqui no blogue, apercebi-me que tenho alguns temas em falta. Um deles, e que dá muitas dores de cabeça aos pais, principalmente de rapazes, é o abcesso perianal. Um bolinha vermelha muito dolorosa que surge na margem do ânus dos bebés. É uma doença bastante comum nos primeirosContinue a ler “Abcesso perianal: sinais de alarme na mudança da fralda”

Porque vou vacinar os meus filhos contra a COVID-19

A DGS, depois de ouvir «um grupo de especialistas em Pediatria e Saúde Infantil, bem como de membros consultivos da Comissão Técnica da Vacina contra a COVID-19» recomendou a vacinação das crianças entre os 5 e os 11 anos. Lamento que algumas declarações de colegas médicos tenham criado dúvidas nos pais. A certa altura, comoContinue a ler “Porque vou vacinar os meus filhos contra a COVID-19”

O megacólon que matou Elvis Presley?

Sempre pensei que Elvis Presley tivesse morrido de enfarte agudo miocárdio, disritmia cardíaca, overdose medicamentosa ou uma combinação dos anteriores. Sabia que a morte do Rei fora sempre envolta em muita controvérsia. Era conhecida a dependência que tinha de várias drogas, algumas delas prescritas pelo não menos controverso Dr. Nick Nichopoulos. O Dr. Nick eraContinue a ler “O megacólon que matou Elvis Presley?”

A Doença Inflamatória Intestinal na Criança – o que é importante saber?

A Doença Inflamatória Intestinal (DII) foi um dos temas que discutimos no primeiro workshop online de Cirurgia Pediátrica da SPCMIN – Sociedade Portuguesa de Cirurgia Minimamente Invasiva. Os doentes com Crohn e com colite ulcerosa têm beneficiado dos avanços da cirurgia endoscópica (laparoscópica e robótica) e de outras técnicas minimamente invasivas. Estas doenças continuam aContinue a ler “A Doença Inflamatória Intestinal na Criança – o que é importante saber?”

O que sabem os pais de laparoscopia?

Há uns meses, fizemos circular nas redes sociais um inquérito para a perceber o que os pais sabiam (ou não sabiam) sobre a laparoscopia. O tema é relevante, porque os médicos precisam de adaptar a mensagem aos que os pais já sabem.  No caso específico, interessa aos cirurgiões pediátricos que precisam de explicar o procedimentoContinue a ler “O que sabem os pais de laparoscopia?”

Muitos meninos têm hidrocelo mas nem todos são para operar

Em tantos anos de blogue, as únicas referências ao hidrocelo aconteceram como notas de rodapé dos textos dedicados às hérnia inguinais. No entanto, o hidrocelo é uma patologia que afecta grande parte dos rapazes ao nascimento (60-80% nalguns artigos), pelo que merece um artigo autónomo. Ainda por cima, o hidrocelo tem um segundo pico deContinue a ler “Muitos meninos têm hidrocelo mas nem todos são para operar”

Consulta de Cirurgia Pediátrica em Lisboa

Quem subscreve a minha newsletter recebeu esta notícia em primeiríssima mão, no final do mês passado. A verdade é que sempre fui muitas vezes a Lisboa. Seja por razões familiares, profissionais ou lúdicas, vou frequentemente para a zona da Grande Lisboa e gosto. Adoro trabalhar e viver no meu Porto, mas sinto-me também muito bemContinue a ler “Consulta de Cirurgia Pediátrica em Lisboa”

Ajudar mas receber muito em troca

Quem me segue no instagram terá reparado que passei uma temporada em Moçambique. Foram 10 dias intensivos na 21ª missão humanitária da Health4Moz. Já tenho falado aqui na Health4Moz, mas é sempre bom recordar que esta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) coopera no ensino pré- e pós-graduado de profissionais de saúde em Moçambique,Continue a ler “Ajudar mas receber muito em troca”

6 Verdades pouco conhecidas sobre o molusco contagioso

O MM apareceu-nos com molusco contagioso. Anda na piscina, que é o local mais habitual onde as crianças contraem esta doença. Ao longo de 1-2 semanas foram aparecendo as pápulas características: umas bolhinhas muito pequenas, rosadas e com um centro líquido transparente. Primeiro no dorso, depois nas pernas e nos bracinhos, porque a comichão eContinue a ler “6 Verdades pouco conhecidas sobre o molusco contagioso”

Porque é que os recém-nascidos vão à urgência?

Este é o título dum artigo científico publicado por um grupo de pediatras do serviço de Pediatria de Guimarães na revista Pediatric Emergency Care. Bastaria o facto de colegas portugueses publicarem numa revista internacional com o renome da PEC para sugerir a sua visita. Mas a leitura atenta dos seus resultados, merece um texto maiorContinue a ler “Porque é que os recém-nascidos vão à urgência?”

A carregar…

Something went wrong. Please refresh the page and/or try again.


%d bloggers like this: